sexta-feira, março 09, 2007

Os ovos misteriosos


Era uma vez uma galinha que todos os dias punha um ovo. A galinha andava muito zangada com a dona porque todos os dias lhe tirava os ovos.
Um dia a galinha fugiu para a mata. Apenas chegou fez um ninho muito bem feito e pôs um ovo. Antes de começar a chocá-lo foi encher a barriga de comida. A galinha demorou-se muito tempo porque ainda não conhecia a mata. Quando voltou ficou espantada ao ver o ninho cheio de ovos de todos os tamanhos e feitios. A galinha começou a chocar os ovos . Passado algum tempo estalou o primeiro ovo e saiu de lá um bicharoco de bico retorcido que era um papagaio. No dia seguinte nasceu uma serpente comprida e sarapintada. Na mesma tarde a galinha viu à sua frente o maior de todos os ovos, partiu-se e nasceu uma avestruz. A galinha estava cada vez mais curiosa porque ainda faltavam dois ovos. De um deles nasceu um corcodilo e a galinha ia caindo para o lado. Do ultimo ovonasceu um pinto.
A galinha ficou muito contente e foi mostrar a sua ninhada às galinhas do mato.
A ninhada era variada e muito engraçada. As galinhas do mato aconselharam a galinha a cuidar só do pinto.
A galinha pensou:
- Eu não os posso abandonar porque os choquei com muito amor.
- Que outra mãe poderá tomar conta deles?
Mas ela de todos gostava e de todos cuidava.
Num dia tudo parecia correr bem quando apareceu um rapaz no bosque.
Apanhou o frango e os seus irmãos tentaram defendê-lo. Apareceu a irmã avestruz e o rapaz largou logo o frango e foi para a aldeia.
A mãe galinha decidiu comemorar e fez um bolo de todas as coisas que eles gostam e foram felizes para sempre.
Texto colectivo - 2º C